Páginas

segunda-feira, 27 de abril de 2015

É carioca? Então pegue o seu passaporte para os museus

Viaje nas museus do Rio
Os cariocas ganharam mais um presente para festejar os 450 anos da cidade do Rio de Janeiro. A ideia chamada "Passaporte dos Museus Cariocas" é uma iniciativa do Instituto Brasileiro de Museus e da Prefeitura do Rio. Com o documento, as pessoas terão acesso gratuito aos 43 museus e centros culturais mais importantes da cidade.

Para pegar o seu passaporte, o morador deve se dirigir a um dos seis pontos de distribuição: Museu Nacional de Belas Artes, Museu da República, Museu Imperial, Museu de Arte do Rio, Museu Aeroespacial e Centro Cultural Banco do Brasil. 

Semelhante a um passaporte verdadeiro, o caderno será carimbado a cada museu ou centro cultural visitado. A lista completa das instituições participantes segue abaixo:
Biblioteca Nacional
Casa Daros
Casa do Patrimônio Ferroviário do Rio de Janeiro (antigo Museu do Trem)
Casa do Pontal
Casa França Brasil
Centro Cultural Banco do Brasil - Rio de Janeiro
Centro Cultural Correios
Centro Cultural Municipal Oduvaldo Vianna Filho (Castelinho do Flamengo)
Centro Cultural Municipal Parque das Ruínas
Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica
Memorial Municipal Getúlio Vargas
Museu Aeroespacial
Museu Bispo do Rosário
Museu Casa da Hera
Museu Casa de Benjamin Constant
Museu Casa de Rui Barbosa
Museu Chácara do Céu
Museu da Justiça do Estado do Rio de Janeiro
Museu da Maré
Museu da República
Museu da Vida
Museu de Arte do Rio
Museu de Arte Moderna
Museu de Astronomia e Ciências Afins
Museu de Ciências da Terra
Museu de Favela
Museu de Folclore Edison Carneiro
Museu do Índio
Museu do Meio Ambiente
Museu Histórico da Fortaleza de São João
Museu Histórico do Exército e Forte de Copacabana
Museu Histórico Nacional
Museu Imagens do Inconscente
Museu Imperial
Museu Militar Conde de Linhares
Museu Nacional
Museu Nacional de Belas Artes
Museu Naval
Museu Villa-Lobos
Museus Raymundo Ottoni de Castro Maya - Museu do Açude
Paço Imperial
Palácio Tiradentes
Sítio Roberto Burle Marx

sexta-feira, 24 de abril de 2015

Viagem para... Tiradentes (MG)

Publiquei este texto em janeiro/2015 no blog "Jornalista de Opinião" e de lá para cá o número de pessoas que conheço que pretende visitar Tiradentes (MG) só aumenta... 

Por esse motivo, acho que vale a pena republicar essa super dica de viagem. Boa leitura!


“Oh, Minas Gerais!
Oh Minas Gerais!
Quem te conhece não esquece jamais"

Fã de pão de queijo, goiabada cascão, torresmo e feijão tropeiro. Decidi junto com meu amado namorado Paulo que passaríamos o réveillon 2014/2015 nas Minas Gerais. Mais especificamente em Tiradentes (MG) uma cidadezinha tranquila, aconchegante e cheia de histórias para contar.

A piscina do Hotel Fazenda Pontal Tiradentes
Nós e a gerente do hotel, Cássia
Definido o destino, entramos no bom e velho Google e fomos em busca de um hotel/pousada/hostel para chamar de nosso. Entre as diversas opções, o Hotel Fazenda Pontal Tiradentes (www.hotelpontaldetiradentes.com.br/index.php) afastado do centro e perto da natureza nos chamou a atenção. O preço era bom, as fotos bonitas e para fechar o pacote - com direito a cinco dias de hospedagem e ceia de fim de ano - só faltava um telefonema. Ah mais aí o carisma mineiro fez um golaço e a simpatia da gerente Cássia nos conquistou.

Sim, recomendo o lugar a todos que visitarem a cidade. Os quartos são enormes, o colchão é mega confortável e o atendimento é ótimo. Cássia, Carla, Rafael e Cristiano – que decorou nossos nomes de primeira - foram perfeitos durante nossa estadia, assim como todos os demais funcionários. Ponto negativo: o café da manhã é farto e possivelmente eu tenha engordado um pouco.

Da pousada bem sinalizada ao longo da estrada para o centro da cidade são 15min de carro, R$25 de táxi ou R$3,50 de ônibus. Bem, o ônibus demora um pouco para passar e não tem conforto, mas nas férias tudo é válido.

A cidade  

Tiradentes é encantadora na medida certa, repleta de igrejas antigas e bons restaurantes. O clima é gostoso, mas o sol que parece fraco queima que é uma beleza. O calçamento todo em pé de moleque – uma espécie de pedra portuguesa só que maior e mais antiga – inviabiliza o uso de salto alto para as mulheres. Apenas sapatilhas, chinelos e tênis são permitidos. Por conta disso, descartamos o passeio de charrete que nos pareceu incomodo com tantos buracos na rua.

Calçamento de pé de moleque em Tiradentes
Indico aos próximos visitantes a visita a Igreja Matriz de Santo Antônio e sua bela vista, além do chafariz que depois de muito procurar encontramos. A busca nos rendeu inclusive o encontro com um risoto dos deuses e uma pasta divina em restaurante italiano.

Igreja Matriz de Santo Antônio
No Rio é Aniversário Guanabara. Em Tiradentes é Aniversário do Esquinão rsrs

O chafariz

Vista do alto da Igreja do Santíssimo
Para dar um pouco de emoção a viagem, Paulo e eu optamos por dois pacotes turísticos com a agência Uai Trip (www.uaitrip.com.br/). O primeiro: a Trilha do Carteiro super tranquila é realizada no meio do que restou da Mata Atlântica e tem belas paisagens, horas de sombra e plano e momentos de subida e sol a pino. Ah não posso esquecer da calçada dos escravos no meio do caminho! O percurso foi feito com a ajuda do guia Zulu – mega gente boa - e mais um visitante e o poço de água cristalina no final de tudo faz valer cada gota de suor deixada pelo caminho.

Nós e o Dalton, dono da Uai Trip
Pausa na trilha do carteiro para uma selfie
A Maria Fumaça rumo a São João Del Rei
Já o segundo passeio era quase obrigatório: o famoso trem Maria Fumaça com destino a cidade de São João Del Rei. O trajeto dura em média 40min e tudo é muito bem conservado. Na descida fizemos uma caminhada pelos principais pontos turísticos, como: Pelourinho, Igrejas variadas onde vimos obras do Aleijadinho, Museu do Tancredo Neves, rua das casas tortas, galerias de artistas locais e para fechar literalmente com chave de ouro fomos a uma mina de ouro da época dos escravos onde descemos 80m de profundidade.

Não posso deixar de contar que o Miranda, nosso guia, é uma verdadeira enciclopédia. Não deixou pergunta sem resposta e olha que foram muitas perguntas. Gostaria de agradecer também ao carinho de todos da Uai Trip: Dalton, Cris, Miranda e Zulu. Vocês tornaram nossa viagem ainda mais maravilhosa! J

Voltamos para casa, no domingo, repletos de causos mineiros – como eles gostam de conversar, gente!!!!!! - e saudades dessa terra que recebe tão bem os visitantes. Espero voltar um dia... 

E para os indecisos digo: “Façam as malas e partam em direção a Tiradentes, uai” ;) 

Voar, voar...

Boa tarde, viajantes!!!!!! Bem-vindos ao blog "Viagem para...".

Partiu?
Este espaço foi carinhosamente pensado para divulgar dicas de viagens, hospedagem e opções de lazer boas e baratas ;)

Carioquíssima e moradora da Zona Norte (Ilha do Governador), comecei esse projeto com um grupo no FB (facebook.com/groups/715308685220178/), mas resolvi voar mais alto e cá estamos.

Segurem-se na cadeira porque "Viagem para..." está prestes a decolar ;)