Páginas

sexta-feira, 1 de maio de 2015

Viagem para... Conservatória (RJ)

“A vida seria uma festa
Se fosse vivida em seresta

Se teu coração sem arestas
O amor deixe o coração com flechas

Se tua mente se expande aberta
Esses instantes abrem fretas na janela

E assim, a vida seria de fato uma festa
E eu, tu, nós festejaríamos a paz, a harmonia...”
(A vida é uma seresta – Aj Araújo)

Há três horas da cidade do Rio de Janeiro é possível encontrar um lugar para descansar, um paraíso perdido entre as montanhas onde reina a paz, a tranquilidade e a boa música. Assim é a cidade de Conservatória (http://www.conservatoria.com.br/) ou a cidade da seresta como é mais conhecida.

Cidade

Maria Fumaça ao lado da rodoviária de Conservatória
O local fica em Valença e é composto basicamente de duas ruas principais em formato de “V” e outras transversais. Chão de calçamento de pedras e algumas pequenas subidas. Com um clima agradável, à noite em Conservatória reserva ao visitante o delicado cheiro da planta dama da noite, um ar puro e fresco e um céu maravilhosamente estrelado.

O comércio funciona de quinta a domingo até às 14h... Período mais que suficiente para encantar a todos com o seu charme de interior... Janelas e portas abertas, sorrisos largos e um “Bom dia”, “Boa tarde” ou “Boa noite” que nos aproxima uns dos outros de forma quase que involuntária.

Juntos

Dessa vez, eu e meu namorado Paulo realizamos uma viagem em família onde sogros e sogras nos brindaram com a companhia e alegria. Chegamos na cidade na sexta-feira perto das 23h e fomos recebidos pela tradicional seresta que percorre as ruas do local e agracia a todos com belas canções. Cansados, mas com vontade de aproveitar cada segundo deixamos as malas na pousada e seguimos o som dos violões que nos conduziam a um passado distante.

A boa e velha seresta
Alguns dirão que seresta é coisa de gente velha. Eu digo que seresta é coisa de quem ama com o coração, de quem se permite deixar a música lhe encher a alma. Confesso que muitas das canções eram desconhecidas por mim, mas isso longe de nos afastar, nos instiga a escutar com atenção e a torcer para que ao término desta o seresteiro nos brinde com a próxima, e a próxima, e a próxima.

Pousada

Nossa estadia de sexta a domigo se deu na Pousada Bela Cigana (http://www.pousadabelacigana.com.br/php/). Um lugar aconchegante composto por 14 quartos e uma hospitalidade maravilhosa. Na chegada fomos recepcionados por um moço sorridente chamado Carlinhos que nos ofereceu café quente e bolo caseiro (delicioso!!!). Após o banquete, nos apresentou os quartos e depois da nossa saída ficou a nossa espera até às 2h da manhã quando nos desejou “boa noite” e finalmente encerrou o dia de trabalho.

Bomm
O café é servido pontualmente a partir das 8h30 da manhã, mas nós enamorados só chegamos até ele por volta das 10h. Comida farta e caseira, bolos variados, frutas, sucos, entre outras coisas fizeram a nossa alegria e destruíram a dieta (rsrs).

Pontos turísticos:

Em praticamente todas as esquinas é possível encontrar um grupo de seresteiros cantando músicas ao vivo. Isso transforma almoços, lanches e jantares em grandes celebrações e nos trazem paz de espírito. Me surpreendi como a musicalidade é natural naquele lugar. De repente, você está no restaurante o seresteiro para de cantar e alguém na mesa ao lado pega o microfone e solta a voz... E é bom, é sensacional!!!!!!!!

Para quem deseja um algo a mais indico uma visita a Cachoeira de Índia. A caminhada do centro da cidade ao lugar dura 30min e serve para perder algumas calorias. Na verdade, a cachoeira foi definida por nós como uma pequena “queda d’água” e a índia parece uma alienígena, mas o passeio vale a pena (Dica: levem repelente, ok).

A cachoeira da índia
Outra atração é o túnel que chora que ficava perto da pousada. O lugar é úmido e já na entrada nosso pulmão é agraciado com um golpe de ar puro. Vale a visita!

Túnel que chora
E por favor, não percam o recital dos poetas e as músicas dos seresteiros na Casa do Poeta. O encontro acontece todo sábado à noite, dura cerca de duas horas e é apaixonante.... O seu término marca o início da serenata a luz do luar que percorre as ruas da cidade. O trajeto é curto e todos podem realizá-lo.

Achei muito bonita também a igreja de Santo Antônio, as praças bem cuidadas e os cachorros que nos acompanham ao longo da cidade.

Vá agora mesmo:

Quem puder e quiser indico a cidade de Conservatória como um excelente lugar para descansar a mente das agitações do dia a dia. A passagem ida e volta saindo da rodoviária Novo Rio sai por R$80, mas só há duas opções de embarque uma pela tarde e outra a noite. Lá é dispensável o carro, já que você percorre tudo a pé (ruas largas e planas).

Fui, mas volto logo logo

Portanto, se eu fosse vocês comprava a passagem e ía em direção a paz e tranquilidade. E peço ainda que este pedaço de paraíso se conserve assim por muitos e muitos anos, pois parti com vontade de retornar. Vamos todos? ;)  

Nenhum comentário:

Postar um comentário