Páginas

sábado, 6 de junho de 2015

Viagem para... Nordeste - parte 1

“Olha pro céu, meu amor
Vê como ele está lindo
Olha praquele balão multicor
Como no céu vai sumindo
Foi numa noite igual a esta
Que tu me deste o coração
O céu estava assim em festa
Pois era noite de São João”
(Luiz Gonzaga)
Se ajeite, coloque sua melhor roupa xadrez, aquele chapéu de palha, pinte um bigodinho ou sardinhas no rosto e aproveite a quadrilha. É chegada a hora de aproveitar os quitutes da festa mais brasileira de todas ;)

Selfie pré-viagem
Nesse clima de muito forró, pamonha e quentão, embarquei com meus pais para uma aventura de dez dias em João Pessoa (PB). A viagem foi de 20 a 30 de junho de 2014 e tinha como ponto alto curtir o maior São João do mundo, realizado no Parque do Povo, em Campina Grande.

A viagem de férias, na verdade, era um desejo antigo de meu pai que nordestino de nascimento nunca tinha curtido a farra em sua terra. Malas prontas, embargamos no Galeão para a grande aventura.

No Aeroporto de João Pessoa, fomos recebidos pelo meu primo Paulo que nos levou para matar a fome com a legítima tapioca nordestina em um “restaurante” de beira de estrada. Bom demaisss! Ficamos hospedados na casa da minha tia em Itatuba – cidade localizada a 52km de Campina – e quase um ano depois ainda me recordo da força de seu abraço saudoso. Foram dias de forró pé de serra, quadrilha e muita conversa e risos.

Vi beleza, vi pobreza, mas vi também um povo que se orgulha de suas tradições. Que bate no peito com orgulho de dizer que é nordestino, sim senhor. E isso é fascinante! Ah tanta coisa para aprender com eles. Fui tão bem recebida em cada casa sempre com café, beiju, tapioca, pamonha, afetos, longas e boas histórias...

Itatuba

Vista da cidade
O bom de se ficar em uma cidade de interior é que em poucas horas você conhece tudo. Na garupa da moto de minha prima conheci os moradores e fiquei conhecida por eles. “É sobrinha de Dona Graça? Traz ela mais tarde que vai ter quadrilha”, e dessa forma assisti a verdadeiros espetáculos ao ar livre. Encerrado a quadrilha, o povo se juntava e dançava ao som da sanfona, do triângulo e da zabumba.

Cauda do Pavão
Parada obrigatória para quem passa por aquelas terras não podia deixar de visitar a Barragem de Acauã. O local é lindo demais e destaco a cauda do pavão como o ponto alto.

Algumas peças expostas no mosteiro
Outra atração do lugar é o Mosteiro Mãe da Ternura um belo espaço para se reencontrar com Deus. O lugar abriga ainda uma exposição permanente com obras sacras belíssimas.

Campina Grande

Muitos lugares para visitar em um tempo tão curto. Esse era o desafio. E na busca para aproveitar um pouco de tudo chegamos na casa de uns amigos em Campina Grande. Mais uma recepção festiva e adoçada por pé de moleque, quebra queixo e outras guloseimas.

Quem estiver na cidade no fim de semana não pode deixar de visitar a famosa Feira Central. Ruas e ruas com os principais ingredientes da culinária nordestina, tudo registrado em fotos e vídeos. É muito para se ver e muitos aromas para sentir!!!!!!!!!!

As cores e cheiros do Nordeste
E o grande dia enfim chegou: 23 de junho. Véspera de São João. Dia de conhecer o tão famoso Parque do Povo - o maior São João do Brasil.

O local é bastante amplo, possui um grande palco principal e outros menores, além de muitas barraquinhas de comidas típicas. Há também uma grande fogueira decorativa e uma mini-cidade lá dentro. 

A noite foi maravilhosa, me acabei no forró, comi toda a carne de sol com macaxeira que aguentei e de quebra dancei a verdadeira quadrilha. “Oh isso aqui tá muito bom. Isso aqui tá bom demais. Olha quem tá fora quer entrar, mas quem tá dentro não sai”, descreve bem a sensação de estar no meio de toda aquela festa.

Rei e rainha da quadrilha
Para encerrar a noite com chave de ouro assistimos ao show de Elba Ramalho que nos contagiou com toda a sua alegria. A todos que tem o sonho de conhecer o lugar eu digo: “Façam as malas e vão dançar quadrilha, meu povo!” ;)


A viagem foi tão sensacional que deixo para a próxima semana o relato das minhas aventuras.  

terça-feira, 26 de maio de 2015

Ayrton Senna do Brasil!!!!!!!

Primeiro kart de Senna - Foto: Hugo Perruso
Era tradição aqui em casa. Domingo de manhã era dia de grudar os olhinhos na tv e só levantar quando acabasse a corrida. Mas aí veio aquele 1º de maio de 1994 e nos tirou a alegria da Fórmula 1...

Para homenagear Ayrton Senna e recordar os 21 anos de sua morte, o shopping Village Mall (Barra) trouxe a exposição "Senna Emotion". A mostra apostou alto na tecnologia para recontar a história de um dos maiores ídolos do Brasil. 

O acerco conta com diversos objetos pessoais de Senna, como os primeiros kart e capacete, além da luva que mais gostava de usar nas corridas. Outro ponto alto são os vídeos com declarações de grandes pilotos, resumos de cada uma das 41 vitórias, um carro que muda de cor e apresenta todas as equipes de Senna.

Objetos pessoais do piloto  - Foto: Hugo Perruso
Entre as principais atrações está o troféu do GP Brasil de 91 e quatro capacetes, inclusive o usado no tricampeonato de 91, no Japão. O visitante, com um óculos de realidade virtual, também poderá dar uma volta em Interlagos como se estivesse dentro do carro, ouvindo a narração de Senna explicando onde frear e quais marchas usar.
Os interessados em conhecer essa história tem até o dia 31 de maio para visitar a exposição. Melhor acelerar! ;)

quarta-feira, 20 de maio de 2015

Cine Odeon voltou!!!

Um dos poucos cinemas de rua da cidade do Rio
Boas novas para os amantes da cultura carioca. O nosso querido Cine Odeon, na Cinelândia, reabre suas portas hoje (20/05). O espaço - fechado desde junho de 2014 - volta como Centro Cultural, sobre a administração do Grupo Severiano Ribeiro.

Para os saudosistas de plantão, o Odeon recupera ainda os famosos lanterninhas (profissionais que auxiliavam o público nas sessões de cinema) em suas salas de projeção. Com uniforme inspirado na década de 20 eles prometem atender ao público com carinho. 

A partir de amanhã (21/05), o cinema estará aberto com capacidade para 550 lugares divididos em dois andares. Já a proposta de Centro Cultural apresenta programação diversa composta por filmes e conteúdos audivisuais, como shows, ballets, óperas e exibições de partidas de futebol na telona.

Não vejo a hora de visitar o velho e querido Odeon. Quem me acompanha? ;)

sábado, 16 de maio de 2015

Trilha para... Parque da Catacumba (RJ)

Depois de descrever a trilha que fiz para a Praia do Perigoso decidi voltar um pouco no tempo e escrever sobre a primeira trilha que fiz. Falando assim parece que faz muitos anos, mas na verdade minha primeira aventura foi no dia 2 de janeiro de 2014.

Não conhecia absolutamente nada sobre o assunto, mas decidi começar o ano de um jeito diferente. Resultado: dei um Google e descobri que o Parque da Catacumba, na Lagoa Rodrigo de Freitas, tem uma trilha super tranquila e bem sinalizada.

Passeio bomm
Pesquisa feita, passado a empolgação do réveillon, lá fui eu. Confesso que escolhi a roupa errada e para variar esqueci o repelente – dizem que é errando que se aprende, né rsrs –, mas nada que atrapalhasse o dia.

Sobre o caminho posso garantir que é mega sinalizado, super seguro e é composto basicamente de subidas íngremes e intermináveis escadas (rsrs). Ah para os conectados de plantão aviso que é possível tirar selfies e enviar em tempo real (pelo menos a Oi tem bom sinal).

Vista do mirante
O trajeto nos reserva ainda os mirantes de Sacopã e Pedra do Urubu de onde é possível apreciar as maravilhas da cidade, além de curtir o contato direto com a Mata Atlântica. Vi muitos micos, passarinhos e borboletas coloridas.

Quem gosta de adrenalina pode aproveitar ainda o arvorismo, o rapel e a tirolesa (todos pagos). Outra opção é admirar as belas obras de arte expostas ao longo do espaço e se deliciar nas mesas para piquenique (mediante agendamento prévio). 

Não posso deixar de agradecer também o carinho dos funcionários que encontrei pelo caminho e a dedicação com que cuidam desse paraíso. Tudo muito limpo, entenderam? Sujou, leve seu lixo com você ;)

Verde que te quero verde
O parque fica na Avenida Epitácio Pessoa, 3000 e a visitação é de terça a domingo, das 9h30 às 16h30. Aproveitem! ;)

segunda-feira, 11 de maio de 2015

Manhêêê, parabéns!


Dizem que o Dia das Mães foi ontem... Que grande besteira! Dia das Mães é todo dia. Na verdade é 24 horas, dia e noite, sem descanso ou folga nos fins de semana e feriados. E é assim desde o momento em que nascemos e assim continua por toda a nossa vida.

Mas concordo que ontem (10/05) foi aquele dia especial em que todos postam mensagens de carinho, fotos nas redes socias e se declaram... Eu fiz diferente. Troquei aquela imagem de família de margarina no FB por mais um beijo na minha querida mamãe e na minha linda sogra. E tipo nosso dia foi tãooo maravilhoso que não tivemos tempo para fotos para a eternidade. O que ficará é a alegria em nossos corações <3

Minha sogra e minha mãe. Beleza em dose dupla!
Por esse motivo, digo que não há atraso algum e desejo a todas essas guerreiras "Feliz 365 dias, mães!". Que seus filhos valorizem cada uma de vocês e lhes cubram de amor. Sim, porque aceitar essa tarefa é com toda certeza a viagem mais louca de suas vidas!!!!!

Ah se você deu parabéns para a sua rainha ontem. Repita o gesto hoje de novo. E amanhã. E amanhã... E amanhã.

sexta-feira, 8 de maio de 2015

Trilha para... Praia do Perigoso (RJ)

Viagens e trilhas são sempre emocionantes e requerem planejamento. Talvez por isso eu goste tanto de ambas. Nada é mais gostoso do que pensar e repensar o roteiro da viagem ou sonhar com a vista no final da trilha... 

Pensando nisso, resolvi dar dicas de trilhas interessantes na cidade do Rio de Janeiro. Como chegar, o que levar, nível de dificuldades, além de descrever minhas aventuras.

Praia do Perigoso
A primeira delas é a trilha da Praia do Perigoso, em Barra de Guaratiba (RJ). A aventura aconteceu durante o feriado de Tirandentes onde meu namorado, Paulo e eu decidimos aproveitar a folga para ampliar o contato com a natureza.  Acompanhados de mais três amigos pegamos o BRT-Pingo d'Água, no terminal Alvorada. Para chegar a trilha é preciso descer na estação "Barra de Guaratiba", pegar o ônibus 867 e descer no ponto final. 

(((( Atenção: Tentamos fazer esse caminho, no início do ano, e os guardas do BRT nos indicaram o BRT Mato Alto. Não façam isso, pois ele não para na estação correta e você fica muitoo perdido. No nosso caso, terminamos o dia na praia do Recreio )))

Da Glória até o ínicio da trilha demoramos cerca de 2h30. Já a trilha em si foi realizada em 1h30 e não apresenta muitos problemas para os aventureiros de plantão. Depois de vencida uma escadaria, a maior parte do caminho é plana, mas em compensação as descidas e subidas são feitas em terrenos com areia o que facilita os escorregões. 

Meu companheiro de aventuras
Confesso que essa areia toda me fez empacar em alguns pontos, mas a proximidade da praia me dava forças para continuar. Ah o incentivo do namorado fez todaaa a diferença também. 

Pausa para admirar a paisagem
O trajeto é cercado de muito verde, ar puro e para nossa surpresa há uma nascente com água fresca onde é possível hidratar o corpo e recuperar as energias. Contudo, o melhor ficou reservado para o final. A Praia do Perigoso é lindaaa e a vista é sensacional!!! Ah, a trilha leva para outras praias também, mas o trajeto é maior e exige mais condicionamento físico.

Escolha a sua e aproveite
Se sobrar fôlego, o visitante pode ainda subir a trilha para a Pedra da Tartaruga. Confesso, que por ser mais íngrime e com terreno mais arenoso deixei esse aventura para outro dia. Já o Paulo, tirou várias fotos e recomenda ;)

A vista da Pedra da Tartaruga
Antes que me esqueça seguem algumas dicas importantes:

1. Levem e usem repelente (voltei toda picada de mosquito);
2. Não esqueçam o filtro solar;
3. Se não souberem nadar nem entrem na água. O local não é chamado de praia do perigoso a toa. As ondas são fortes e puxam os mais desprevinidos.

E por favor, curtam o passeio e divirtam-se.

quarta-feira, 6 de maio de 2015

Projeto Carioquinha em clima de Rio 450

Escolha a sua atração e aproveite
Quer desfrutar das maravilhas do Rio sem gastar muito? Chegou a hora de aproveitar a 15ª edição do Carioquinha. O projeto tem o objetivo de transformar cada morador em um divulgar das belezas da cidade...

Para isso, cariocas “da gema” (natural do Rio) ou “do coração” (morador da cidade ou do Grande Rio*) têm direito a descontos e programações especiais oferecidas por pontos e serviços turísticos.

Para participar, basta apresentar nas bilheterias dos pontos turísticos e atrações cadastradas a carteira de identidade para comprovar que nasceu na cidade. As pessoas que se tornaram cariocas com o tempo devem apresentar ainda um comprovante de residência em seu nome. Lembramos que só serão aceitos documentos com foto e comprovantes de residência de contas de consumo (água, luz, telefone, gás).

A promoção é válida para todos que nasceram ou moram na cidade do Rio ou Grande Rio*. Mais informações no site http://www.carioquinha.com.br.

* Belford Roxo, Duque de Caxias, Guapimirim, Itaboraí, Itaguaí, Japeri, Magé, Mangaratiba, Maricá, Mesquita, Nilópolis, Niterói, Paracambi, Nova Iguaçu, Queimados, São Gonçalo, São João de Meriti, Seropédica e Tanguá.

sexta-feira, 1 de maio de 2015

Viagem para... Conservatória (RJ)

“A vida seria uma festa
Se fosse vivida em seresta

Se teu coração sem arestas
O amor deixe o coração com flechas

Se tua mente se expande aberta
Esses instantes abrem fretas na janela

E assim, a vida seria de fato uma festa
E eu, tu, nós festejaríamos a paz, a harmonia...”
(A vida é uma seresta – Aj Araújo)

Há três horas da cidade do Rio de Janeiro é possível encontrar um lugar para descansar, um paraíso perdido entre as montanhas onde reina a paz, a tranquilidade e a boa música. Assim é a cidade de Conservatória (http://www.conservatoria.com.br/) ou a cidade da seresta como é mais conhecida.

Cidade

Maria Fumaça ao lado da rodoviária de Conservatória
O local fica em Valença e é composto basicamente de duas ruas principais em formato de “V” e outras transversais. Chão de calçamento de pedras e algumas pequenas subidas. Com um clima agradável, à noite em Conservatória reserva ao visitante o delicado cheiro da planta dama da noite, um ar puro e fresco e um céu maravilhosamente estrelado.

O comércio funciona de quinta a domingo até às 14h... Período mais que suficiente para encantar a todos com o seu charme de interior... Janelas e portas abertas, sorrisos largos e um “Bom dia”, “Boa tarde” ou “Boa noite” que nos aproxima uns dos outros de forma quase que involuntária.

Juntos

Dessa vez, eu e meu namorado Paulo realizamos uma viagem em família onde sogros e sogras nos brindaram com a companhia e alegria. Chegamos na cidade na sexta-feira perto das 23h e fomos recebidos pela tradicional seresta que percorre as ruas do local e agracia a todos com belas canções. Cansados, mas com vontade de aproveitar cada segundo deixamos as malas na pousada e seguimos o som dos violões que nos conduziam a um passado distante.

A boa e velha seresta
Alguns dirão que seresta é coisa de gente velha. Eu digo que seresta é coisa de quem ama com o coração, de quem se permite deixar a música lhe encher a alma. Confesso que muitas das canções eram desconhecidas por mim, mas isso longe de nos afastar, nos instiga a escutar com atenção e a torcer para que ao término desta o seresteiro nos brinde com a próxima, e a próxima, e a próxima.

Pousada

Nossa estadia de sexta a domigo se deu na Pousada Bela Cigana (http://www.pousadabelacigana.com.br/php/). Um lugar aconchegante composto por 14 quartos e uma hospitalidade maravilhosa. Na chegada fomos recepcionados por um moço sorridente chamado Carlinhos que nos ofereceu café quente e bolo caseiro (delicioso!!!). Após o banquete, nos apresentou os quartos e depois da nossa saída ficou a nossa espera até às 2h da manhã quando nos desejou “boa noite” e finalmente encerrou o dia de trabalho.

Bomm
O café é servido pontualmente a partir das 8h30 da manhã, mas nós enamorados só chegamos até ele por volta das 10h. Comida farta e caseira, bolos variados, frutas, sucos, entre outras coisas fizeram a nossa alegria e destruíram a dieta (rsrs).

Pontos turísticos:

Em praticamente todas as esquinas é possível encontrar um grupo de seresteiros cantando músicas ao vivo. Isso transforma almoços, lanches e jantares em grandes celebrações e nos trazem paz de espírito. Me surpreendi como a musicalidade é natural naquele lugar. De repente, você está no restaurante o seresteiro para de cantar e alguém na mesa ao lado pega o microfone e solta a voz... E é bom, é sensacional!!!!!!!!

Para quem deseja um algo a mais indico uma visita a Cachoeira de Índia. A caminhada do centro da cidade ao lugar dura 30min e serve para perder algumas calorias. Na verdade, a cachoeira foi definida por nós como uma pequena “queda d’água” e a índia parece uma alienígena, mas o passeio vale a pena (Dica: levem repelente, ok).

A cachoeira da índia
Outra atração é o túnel que chora que ficava perto da pousada. O lugar é úmido e já na entrada nosso pulmão é agraciado com um golpe de ar puro. Vale a visita!

Túnel que chora
E por favor, não percam o recital dos poetas e as músicas dos seresteiros na Casa do Poeta. O encontro acontece todo sábado à noite, dura cerca de duas horas e é apaixonante.... O seu término marca o início da serenata a luz do luar que percorre as ruas da cidade. O trajeto é curto e todos podem realizá-lo.

Achei muito bonita também a igreja de Santo Antônio, as praças bem cuidadas e os cachorros que nos acompanham ao longo da cidade.

Vá agora mesmo:

Quem puder e quiser indico a cidade de Conservatória como um excelente lugar para descansar a mente das agitações do dia a dia. A passagem ida e volta saindo da rodoviária Novo Rio sai por R$80, mas só há duas opções de embarque uma pela tarde e outra a noite. Lá é dispensável o carro, já que você percorre tudo a pé (ruas largas e planas).

Fui, mas volto logo logo

Portanto, se eu fosse vocês comprava a passagem e ía em direção a paz e tranquilidade. E peço ainda que este pedaço de paraíso se conserve assim por muitos e muitos anos, pois parti com vontade de retornar. Vamos todos? ;)  

segunda-feira, 27 de abril de 2015

É carioca? Então pegue o seu passaporte para os museus

Viaje nas museus do Rio
Os cariocas ganharam mais um presente para festejar os 450 anos da cidade do Rio de Janeiro. A ideia chamada "Passaporte dos Museus Cariocas" é uma iniciativa do Instituto Brasileiro de Museus e da Prefeitura do Rio. Com o documento, as pessoas terão acesso gratuito aos 43 museus e centros culturais mais importantes da cidade.

Para pegar o seu passaporte, o morador deve se dirigir a um dos seis pontos de distribuição: Museu Nacional de Belas Artes, Museu da República, Museu Imperial, Museu de Arte do Rio, Museu Aeroespacial e Centro Cultural Banco do Brasil. 

Semelhante a um passaporte verdadeiro, o caderno será carimbado a cada museu ou centro cultural visitado. A lista completa das instituições participantes segue abaixo:
Biblioteca Nacional
Casa Daros
Casa do Patrimônio Ferroviário do Rio de Janeiro (antigo Museu do Trem)
Casa do Pontal
Casa França Brasil
Centro Cultural Banco do Brasil - Rio de Janeiro
Centro Cultural Correios
Centro Cultural Municipal Oduvaldo Vianna Filho (Castelinho do Flamengo)
Centro Cultural Municipal Parque das Ruínas
Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica
Memorial Municipal Getúlio Vargas
Museu Aeroespacial
Museu Bispo do Rosário
Museu Casa da Hera
Museu Casa de Benjamin Constant
Museu Casa de Rui Barbosa
Museu Chácara do Céu
Museu da Justiça do Estado do Rio de Janeiro
Museu da Maré
Museu da República
Museu da Vida
Museu de Arte do Rio
Museu de Arte Moderna
Museu de Astronomia e Ciências Afins
Museu de Ciências da Terra
Museu de Favela
Museu de Folclore Edison Carneiro
Museu do Índio
Museu do Meio Ambiente
Museu Histórico da Fortaleza de São João
Museu Histórico do Exército e Forte de Copacabana
Museu Histórico Nacional
Museu Imagens do Inconscente
Museu Imperial
Museu Militar Conde de Linhares
Museu Nacional
Museu Nacional de Belas Artes
Museu Naval
Museu Villa-Lobos
Museus Raymundo Ottoni de Castro Maya - Museu do Açude
Paço Imperial
Palácio Tiradentes
Sítio Roberto Burle Marx

sexta-feira, 24 de abril de 2015

Viagem para... Tiradentes (MG)

Publiquei este texto em janeiro/2015 no blog "Jornalista de Opinião" e de lá para cá o número de pessoas que conheço que pretende visitar Tiradentes (MG) só aumenta... 

Por esse motivo, acho que vale a pena republicar essa super dica de viagem. Boa leitura!


“Oh, Minas Gerais!
Oh Minas Gerais!
Quem te conhece não esquece jamais"

Fã de pão de queijo, goiabada cascão, torresmo e feijão tropeiro. Decidi junto com meu amado namorado Paulo que passaríamos o réveillon 2014/2015 nas Minas Gerais. Mais especificamente em Tiradentes (MG) uma cidadezinha tranquila, aconchegante e cheia de histórias para contar.

A piscina do Hotel Fazenda Pontal Tiradentes
Nós e a gerente do hotel, Cássia
Definido o destino, entramos no bom e velho Google e fomos em busca de um hotel/pousada/hostel para chamar de nosso. Entre as diversas opções, o Hotel Fazenda Pontal Tiradentes (www.hotelpontaldetiradentes.com.br/index.php) afastado do centro e perto da natureza nos chamou a atenção. O preço era bom, as fotos bonitas e para fechar o pacote - com direito a cinco dias de hospedagem e ceia de fim de ano - só faltava um telefonema. Ah mais aí o carisma mineiro fez um golaço e a simpatia da gerente Cássia nos conquistou.

Sim, recomendo o lugar a todos que visitarem a cidade. Os quartos são enormes, o colchão é mega confortável e o atendimento é ótimo. Cássia, Carla, Rafael e Cristiano – que decorou nossos nomes de primeira - foram perfeitos durante nossa estadia, assim como todos os demais funcionários. Ponto negativo: o café da manhã é farto e possivelmente eu tenha engordado um pouco.

Da pousada bem sinalizada ao longo da estrada para o centro da cidade são 15min de carro, R$25 de táxi ou R$3,50 de ônibus. Bem, o ônibus demora um pouco para passar e não tem conforto, mas nas férias tudo é válido.

A cidade  

Tiradentes é encantadora na medida certa, repleta de igrejas antigas e bons restaurantes. O clima é gostoso, mas o sol que parece fraco queima que é uma beleza. O calçamento todo em pé de moleque – uma espécie de pedra portuguesa só que maior e mais antiga – inviabiliza o uso de salto alto para as mulheres. Apenas sapatilhas, chinelos e tênis são permitidos. Por conta disso, descartamos o passeio de charrete que nos pareceu incomodo com tantos buracos na rua.

Calçamento de pé de moleque em Tiradentes
Indico aos próximos visitantes a visita a Igreja Matriz de Santo Antônio e sua bela vista, além do chafariz que depois de muito procurar encontramos. A busca nos rendeu inclusive o encontro com um risoto dos deuses e uma pasta divina em restaurante italiano.

Igreja Matriz de Santo Antônio
No Rio é Aniversário Guanabara. Em Tiradentes é Aniversário do Esquinão rsrs

O chafariz

Vista do alto da Igreja do Santíssimo
Para dar um pouco de emoção a viagem, Paulo e eu optamos por dois pacotes turísticos com a agência Uai Trip (www.uaitrip.com.br/). O primeiro: a Trilha do Carteiro super tranquila é realizada no meio do que restou da Mata Atlântica e tem belas paisagens, horas de sombra e plano e momentos de subida e sol a pino. Ah não posso esquecer da calçada dos escravos no meio do caminho! O percurso foi feito com a ajuda do guia Zulu – mega gente boa - e mais um visitante e o poço de água cristalina no final de tudo faz valer cada gota de suor deixada pelo caminho.

Nós e o Dalton, dono da Uai Trip
Pausa na trilha do carteiro para uma selfie
A Maria Fumaça rumo a São João Del Rei
Já o segundo passeio era quase obrigatório: o famoso trem Maria Fumaça com destino a cidade de São João Del Rei. O trajeto dura em média 40min e tudo é muito bem conservado. Na descida fizemos uma caminhada pelos principais pontos turísticos, como: Pelourinho, Igrejas variadas onde vimos obras do Aleijadinho, Museu do Tancredo Neves, rua das casas tortas, galerias de artistas locais e para fechar literalmente com chave de ouro fomos a uma mina de ouro da época dos escravos onde descemos 80m de profundidade.

Não posso deixar de contar que o Miranda, nosso guia, é uma verdadeira enciclopédia. Não deixou pergunta sem resposta e olha que foram muitas perguntas. Gostaria de agradecer também ao carinho de todos da Uai Trip: Dalton, Cris, Miranda e Zulu. Vocês tornaram nossa viagem ainda mais maravilhosa! J

Voltamos para casa, no domingo, repletos de causos mineiros – como eles gostam de conversar, gente!!!!!! - e saudades dessa terra que recebe tão bem os visitantes. Espero voltar um dia... 

E para os indecisos digo: “Façam as malas e partam em direção a Tiradentes, uai” ;) 

Voar, voar...

Boa tarde, viajantes!!!!!! Bem-vindos ao blog "Viagem para...".

Partiu?
Este espaço foi carinhosamente pensado para divulgar dicas de viagens, hospedagem e opções de lazer boas e baratas ;)

Carioquíssima e moradora da Zona Norte (Ilha do Governador), comecei esse projeto com um grupo no FB (facebook.com/groups/715308685220178/), mas resolvi voar mais alto e cá estamos.

Segurem-se na cadeira porque "Viagem para..." está prestes a decolar ;)